quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Calendário semestral de palestras gratuitas


O Instituto Via de Acesso promove palestras com a consultora Débora Martins sobre os temas: Atendimento, Vendas e Motivação. O calendário e os programas das palestras já se encontram disponíveis. Os interessados em participar devem realizar suas inscrições diretamente pelo telefone: (11) 3809-9400 ou através do site: http://www.viadeacesso.org.br.
Todas as palestras são ministradas em São Paulo, na sede do instituto, localizado na Av. Brigadeiro Luís Antônio, 2050, 12o andar (próximo à estação Brigadeiro do metrô). As palestras têm em média duas horas de duração, são gratuitas e as vagas limitadas.

Incrições: http://www.viadeacesso.org.br/via_empresa/capacitacao.asp

Palestra – “Motivação: um diferencial competitivo”
Uma pessoa motivada produz mais e melhor. Entretanto, é preciso compreender que a motivação é algo individual. Nesta palestra, Débora Martins enfoca os principais fatores para tornar o seu cotidiano mais prazeroso e rico em possibilidades, compreendendo que nós somos responsáveis pelo sucesso ou fracasso em todas as esferas de nossas vidas.
Temas abordados:

- Compromisso com o sucesso;
- Pessoas motivadas – uma relação direta com a excelência e a qualidade;
- Comportamento – um diferencial para o alcance dos resultados;
- Capacidade e criatividade para resolver problemas;
- Oportunidades – percebendo o mundo ao seu redor.

“Motivação: um diferencial competitivo” é uma palestra indicada para pessoas que pretendem promover uma mudança comportamental, descobrir novas formas de se relacionar, resolver problemas e desenvolver um olhar mais otimista diante da vida.
Pessoas motivadas têm brilho nos olhos e, conseqüentemente, esse brilho atrai pessoas e oportunidades.

Datas do evento: 5 de fevereiro, 19 de março, 16 de abril, 28 de maio e 25 de junho.


Palestra – “Vender também é humano”
Muitas vezes, por não saber se relacionar, o vendedor desenvolve um processo mecânico de negociação e, como resultado, perde muitas oportunidades. Nesta palestra Débora Martins fala sobre as técnicas e estratégias para conquistar clientes através da emoção, como transformar objeções em oportunidades e vender soluções. Uma visão diferente sobre o mundo da negociação, gerenciando razão e emoção.
Temas abordados:

- Conceitos de vendas e vendedor;
- Estratégia do negócio – Como mapear o seu cliente?;
- As etapas da venda efetiva;
- Oferta e sustentação da oferta;
- Pós-venda;
- Marketing de relacionamento.

“Vender também é humano” é uma palestra indicada para profissionais de venda interessados em estabelecer um vínculo de maior afinidade com seus clientes, aprendendo a ouvir, compreender e fazer negociações mais assertivas.

Datas do evento: 5 de março e 2 de abril.


Palestra – “Como atender bem”

Prestar um bom atendimento nos dias de hoje não se trata mais de atender com um sorriso ou dizer as palavrinhas mágicas, como manda a boa educação. Estas e muitas outras formas de cortesia foram se adaptando às novas tendências do mercado. Portanto, hoje é preciso criar um novo conceito de atendimento. Na palestra “Como atender bem”, Débora Martins enfoca:

- Pequenos passos para um atendimento de sucesso;
- Princípios do atenda, entenda e surpreenda;
- Como melhorar as habilidades de bom ouvinte, argumentação, velocidade do diálogo e empatia.

“Como atender bem” é uma palestra indicada para pessoas que pretendem melhorar o relacionamento com seus clientes. Tem como objetivo conscientizar o participante sobre a importância do cliente para a sua organização, por meio de relacionamentos mais leves, respeitosos e duradouros.

Datas do evento: 16 de fevereiro, 7 de maio e 4 de junho.

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Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
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segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Se autovalorizar é preciso

Impressões Profissionais e Pessoais
por Débora Martins

Quando eu era criança, minha mãe disse que dentro da gente há uma luzinha. Eu pensava que era um vaga-lume que comi quando tinha seis anos, mas não era isso não. Tratava-se de uma luz especial que ficava bem no peito (e não no estômago). Veja como funciona: Quando a gente faz coisas boas, para os outros e para nós mesmos, essa luzinha fica mais forte e brilha. E brilha tanto, tanto, que sobe por dentro do nosso corpo e vai parar nos olhos. O mágico é que, quando isso acontece, outras pessoas conseguem vê-la. Daí o que ocorre: querem ficar bem perto de você. Você será bem-tratado, ouvido e querido.
Nossa, este texto está muito didático, mas é por uma boa causa. Às vezes precisamos voltar a ser crianças, ou melhor, resgatar nossas memórias da infância para descomplicar um pouco as situações à nossa volta. Quanto a gente se deixa levar por críticas ou dá muita importância ao que os outros pensam, nossa luzinha se enfraquece e nossos olhos se apagam. A melhor maneira de manter nossa luz acesa é nos autovalorizando. Como? Conhecendo nossas capacidades, agradecendo por nossos dons e criando uma auto-imagem positiva. A base está em meditar sobre nossa trajetória de vida e estudar com humildade comportamentos que precisam ser corrigidos, os erros que não queremos repetir e as situações que não nos servem mais. Observarmo-nos de forma positiva. Mais diretamente, sendo nosso próprio fã, entendeu?
Tente fazer este exercício de introspecção. Mergulhe fundo e não se arrependerá. Depois é só olhar para o espelho, admirar-se e dizer:
“Novo eu, prazer em conhecê-lo!”.

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domingo, 25 de janeiro de 2009

Paulista, Paulistana e São-paulina


“Gostava de estar no campo para poder gostar de estar na cidade”.
- Fernando Pessoa

Feliz Aniversário!
Judiada, acolhedora, linda, feia e provedora, mas às vezes cruel.
Da minha janela, na Mooca, o céu é mais bonito...
Eu amo e odeio essa cidade.
Parabéns pra São Paulo!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Quando o leite azeda é hora de demitir


Impressões Profissionais
por Débora Martins

Nossa, você nem sabe! Não é que havia um litro de leite vencido dentro do armário? Era daqueles do tipo longa vida. Ufa! Ainda bem. Não cheirava nem fedia, porém estava vencido. Pois é, além de não servir mais para nada, ainda estava ocupando espaço.

Talvez tenha ficado lá desde novembro por negligência minha ou por parte das outras pessoas que também administram a cozinha. Pior. Na realidade o que aconteceu é que não soubemos gerir nossos recursos de maneira adequada, havendo assim um desperdício. Mas, como diz o ditado, “Não adianta chorar sobre o leite derramado”, não é?

Bem, trocando leite por consultoria, saiba que em muitas empresas acontece a mesma coisa. O colaborador cuja “validade” já venceu há muito tempo permanece lá no cantinho, escondido no “armário”. Entende-se por validade não a idade do colaborador ou o seu tempo de casa, mas sim o desgaste da relação entre ele e a empresa, do tesão que sente em trabalhar e fazer parte.

Morreu a motivação. E, durante esse processo de luto, não existe produtividade, desperdiçando-se recursos financeiros e energia. Inúmeras foram as conversas; palavras cortantes foram ditas. Houve choro e muita emoção... Até quando se pode sustentar o insustentável?

Por mais que um indivíduo não feda nem cheire, ele ocupa o espaço de outro. Um profissional cheio de gás e motivado para trabalhar com mais energia e disposição pode estar batendo à porta. Há pessoas que definitivamente precisam ir embora para evoluírem em outro lugar. Quem fica necessita praticar o desapego e se preparar para receber gente nova.

Quem disse que demitir pessoas é fácil ou divertido? Talvez alguém muito perverso pense assim. Contudo acredito que a maioria de nós entenda esse momento como difícil e doloroso.
Demitir não é simples, mas manter gente improdutiva é mais penoso do que se imagina. Se for inevitável, não prorrogue.

Juntando tudo, voltemos todos ao mercado: a empresa para renovar seu quadro, o demitido para buscar uma nova colocação e eu, Débora, para aconselhar (e claro, no meu caso, também para comprar mais leite).


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domingo, 18 de janeiro de 2009

O básico do vendedor

Impressões Profissionais
por Débora Martins

Vender é uma arte, não é verdade? Afinal, é preciso ter técnica, conhecimento do produto, do mercado e, sobretudo, saber interagir com as necessidades do cliente. Ah! É uma delícia.
Saber convencer o outro de que ele necessita de determinado produto para satisfazer suas carências físicas e emocionais é sem dúvida algo louvável. Um vendedor que consegue gerenciar a razão e a emoção faz do momento da venda algo prazeroso.
Mas é uma pena que, muitas vezes, uma pessoa tão capacitada para vendas acabe deixando de lado habilidades imprescindíveis ao sucesso de sua carreira. Você já conheceu algum bom vendedor que não soubesse escrever? Pois é, isso é muito comum. Pior ainda, alguns têm preguiça e passam a ficha para o cliente preencher. Outros atendem clientes de alto nível e, no meio da conversa, soltam um “menas”“...dá menas manutenção”. Afe... Habilidades comunicativas são muito bem-vindas em qualquer profissão, sempre.
Há bastante tempo vendedor deixou de ser profissão de segunda classe. Nunca as empresas investiram tanto no profissional de vendas como nos dias de hoje. Prêmios, bônus, viagens e cursos de aperfeiçoamento em técnicas. Os profissionais estão sendo valorizados, entretanto se esquecem de se autovalorizar para se diferenciarem.
Com ou sem crise, as oportunidades existem para quem está preparado. Pense nisso!

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Foto da semana - Eu vi um anjo. Você acredita?


Ainda estamos em Paraty. Comidinha, bebidinha e muito calor.
Mas ontem foi especial, pois ganhamos um lindo presente.
Eu disse: Ô mãe, vem tirar uma foto na frente da igreja. Olha que céu lindo!
Gosto muito de admirar o céu, mas por essa eu não esperava...

"Aquele que já não consegue sentir espanto nem surpresa está, por assim dizer, morto; os seus olhos estão apagados"
- Albert Einstein

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Aprovadíssimos da semana


Meu selo de aprovado vai para...

Dani Figueiredo - http://andarsemrumo.blogspot.com
Ela é queridinha e totalmente insana. Cuidado! O blog é bom demais.

João Souza de Magalhães - http://www.reporternet.jor.br
Por tratar do tema astrologia com seriedade.

Luka
- http://lukafree.blogspot.com
Adorei o post dos Mini animais (alguns dão até agonia). Muito interessante.

Alcione - http://sarapateldecoruja.blogspot.com
Visite-o pelo menos uma vez por semana. É uma louca mistura mesmo :o)

Mikasmi - http://aprendemos-mikasmi.blogspot.com
Parabéns pelo belo post Lenços dos namorados. Muito romântico.

Sérgio Estrella M. Jr. - http://www.icebreaker.com.br
É um blog muito útil. O Sérgio caprichou no visual. Ficou gostoso de navegar.

Parabéns aos aprovados! Sempre que possível visito e indico o blog de vocês. Mas a partir da próxima semana também publicarei no meu boletim semanal que atualmente possui mais de 19 mil assinantes.

Arrogância: antes e depois

Impressões Profissionais
por Débora Martins

Antes de conseguir aquele emprego dos sonhos, a pessoa teve que ralar muito. Talvez não se recorde, mas houve dias muito difíceis. Faltavam roupas e sapatos adequados, brigava pelo jornalzinho de empregos, não tinha dinheiro pra tirar cópias do currículo e, quem diria, em alguns dias teve até que almoçar no Bom Prato (comida a R$1,00 em São Paulo).
Realmente foi muito difícil. Mas hoje ela se tornou... tcham, tcham, tcham, tchammm!!!... A arrogância em forma de gente.
Pois é, agora que o perrengue já passou, faz uso do poder para prejudicar colegas e subordinados.
Há muito tempo que eu não havia estado com um exemplar desses. Mas é engraçado observá-los, porque não possuem nada que tenha “ão”. Veja só:

– Não sabem conversar, pois não possuem argumentação.
– Não executam o trabalho com perfeição.
– Não possuem respeito pelo próximo ou demonstram consideração.
– Obviamente, não têm cortesia, instrução que se resume em educação.

Se olhar bem de perto, vai ver que também são pequenos, até em estatura. Repare.
Não há conselho, toque ou macumba que possa mudar o comportamento de uma pessoa soberba. Macumba talvez... Hahaha!
Mas, voltando e falando muito sério: trata-se de algo interno. Quando o indivíduo consegue se auto-observar, meditar acerca de suas atitudes e finalmente fazer um mergulho interior, só então existe mudança e crescimento. Afinal, não há como negar o notável poder sedutor da pessoa que age com integridade, profissionalismo e simpatia.


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sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Nosso sétimo ano - Boletim Atender Bem

Estou morta de saudades de você. Ops!
Sendo assim, o que está lendo agora é uma psicografia. Então... Acho que o próximo passo é puxar seu pé... Hahaha!
Brincadeiras à parte, a questão é que nossa convivência se tornou tão prazerosa que apenas duas semanas de ausência parecem uma eternidade. E, falando em prazer, como foram suas festas? Hum... Até imagino a comilança. Espero que tenha se divertido e esteja pronto para mais um ano de trabalho, pois parece que este será um daqueles em que a gente não pára um segundo. Mas, mesmo assim, em meio a tantos compromissos iniciais e incertezas econômicas, ainda podemos nos contagiar com esse clima de esperança e bom humor, não é?
Talvez seja possível voltar a ter esperança num mundo de paz.
Enfim, este primeiro editorial é para agradecer por estarmos juntos e lembrá-lo de que temos um compromisso: nos ajudarmos mutuamente rumo ao crescimento pessoal e profissional. Espero que aprecie este novo formato e contribua com sugestões.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Copiadores de idéias


Impressões Profissionais
por Débora Martins

De que me adianta visitar o site X para ler a mesma notícia que foi publicada no site Y? Ah... Mas, estou sendo injusta, afinal, no site Y foi postada por outra pessoa. Quanta originalidade! Sem contar o fato dos direitos autorais, estes completamente negligenciados, mas tudo bem...Tudo bem uma ova!

Desculpe, leitor, porém creio que as pessoas precisam voltar a ter suas próprias idéias. Não dá pra viver como se fosse na novela, em que as pessoas entram gritando num escritório, transam em cima da mesa de reunião e, dissimuladas, tramam tomar a presidência da empresa. Sim, já ia me esquecendo: todo mundo loirinho e na moda, é claro.

Gente, o negócio é sério. Durante toda a minha trajetória profissional, nunca vi tanto desrespeito ao conhecimento alheio como nos dias de hoje. Tem gente que parece zumbi, copia e cola um punhado de caracteres sem ao menos compreender o discurso do texto que subtraiu. Falta de estrutura cognitiva, auto-sabotagem ou ingenuidade?

Indignação? Não, já passei dessa fase. Sou educadora, e o que realmente me importa não é a questão da propriedade intelectual propriamente dita, afinal a informação deve circular. O grande problema está no empobrecimento relativo à capacidade do indivíduo em transmitir algum valor real para o ambiente em que interage.

Antigamente, quando tínhamos alguma dificuldade, como escrever, por exemplo, o que fazíamos? Buscávamos ajuda. Aprendíamos.

O mais cabalístico é que não estamos falando de pessoas desinformadas, não. São gestores de empresas que passam aos seus subordinados um amontoado de informações sem estabelecer critérios de veracidade e aplicabilidade.
Daí o subordinado segura a folha de papel e diz: “O que isto tem haver com nosso trabalho mesmo? Acho que o chefe é quem deveria ler isto”.

Pera aí. Será que o chefe leu antes de distribuir?

Comunicar é socializar. Não é apenas passar uma informação adiante, mas explicar no que esta pode ser útil dentro do nosso contexto e, sobretudo, beber de uma fonte da qual, no mínimo, respeitamos o autor.

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Seja bem-vindo a 2009


Ué, já começou? O ano passado voou, não foi?
Então, feliz ano novo! Você já sabe que lhe desejo muita paz, saúde e prosperidade para 2009, não é? Amigo, estou muito feliz, pois coisas incríveis aconteceram em 2008. Conheci várias pessoas novas. Tive a oportunidade de trabalhar com “gente grande” e muito competente. Envolvi-me em projetos grandiosos, como junto ao Instituto Via de Avesso, que faz um trabalho lindo. Também tive a honra de comemorar com as Casas Pernambucanas os seus 100 anos, treinando seu corpo de vendas. Empresas que recebem meu boletim desde 2003 me contrataram nesse ano que passou e vários leitores comentam meus posts no blog, que tem hoje mais de 2.000 acessos por dia. Ah! E tem outra: na vida pessoal, minha sobrinha, Beatriz, completou quinze anos de idade (tô ficando véia... Hahaha!).
Mas, voltando à melhor parte... Trabalhei bastante, com muita seriedade, porém dei ótimas gargalhadas.
Pois é, inicio este novo ano muito feliz. Afinal foram muitas bênçãos recebidas e a sensação de ter cumprido meu papel em 2008. Aprendi muito, mas continuo agarrada aos meus valores e convicta de que são verdadeiros e úteis para a sociedade. Pra finalizar e, relembrando meus tempos de Greenpeace, como dizia Marcelo Furtado, diretor do GP Brasil, temos que fazer a nossa parte – “Pelo futuro de nossas crianças e pelas próximas gerações”.
Este será o melhor ano de nossas vidas, pode contar!
Mas tem que confiar, hem?!


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segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Selos - Agradecimentos e indicações

“Não merece o doce quem não experimentou o amargo”
- Erasmo de Roterdão (sobre reconhecimento)

É uma pena que o tempo seja insuficiente para retribuir à altura. Que gostoso receber este carinho e reconhecimento. Isso é bom, não é? Eu gosto! Por este motivo meu primeiro post de 2009 é para agradecer aos amigos e repassar os selos recebidos. É claro que ainda fico em débito com visitas, comentários e mensagens, mas sei que serão pacientes comigo... Glup! Enfim, recebo e repasso com muito carinho.

Mas não é só isso, não, também criei um selo (eu posso vai) para blogs muito especiais. Semanalmente farei uma lista com comentários que justificam o que torna seu blog um “Blog Aprovado”.

Nuzzi forever - pela simpatia
Leões e Cordeiros - pela seriedade
Curiosando - pela determinação


Que Deus nos abençoe e feliz 2009!



Recebi de Mikasmi, repasso para Em Conexão.



Recebi do Blog da Comunicação, repasso para Paulo Pereira.


Recebi de Elizinho, repasso para o Lenha.



Recebi do Nelson Maguilla, repasso para Edu Buys.



Recebi da Luka, repasso para Helio Jenné.