quarta-feira, 29 de junho de 2011

Network às avessas em apenas seis passos



Impressões profissionais
por Débora Martins

Mas, afinal, você sabe fazer network?
Este pequeno texto coloca você na berlinda e investiga o quanto se esforça para prospectar e manter sua rede de relacionamentos. Mas, para ficar mais divertido que tal tratarmos o tema às avessas? Essa certamente é uma boa forma de identificarmos onde “pisamos na bola”, ou melhor, visualizar erros comuns e consequentemente evitá-los. E será ainda mais interessante ver como e porque repelimos as pessoas.

Vejamos agora como fazer o network às avessas, obviamente para ser bem sucedido basta fazer exatamente o oposto, certo?

1 - Não anote nada
Nome, e-mails, telefones, data de aniversário, etc. Perder tempo criando banco de dados contendo o máximo de informações, para que?


2 - Não conheça o network do seu network
Não seja simpático, empático, nem tampouco demonstre interesse pelos amigos de seus amigos.

3 - Não se comunique
Fique calado, fique na sua. Em qualquer evento social o melhor é não conhecer ninguém.


4 - Detone nas redes sociais
Forneça ao seu network informações totalmente inúteis: Piadinhas sem graça, comentários invejosos, opiniões preconceituosas, provações, etc. Enfim, seja o dono da verdade.

5 - Seja egoísta
Procure as pessoas apenas para obter informações e benefícios. Nunca perca uma oportunidade de “sugar” alguém.


6 - Despreze ou trate por castas
Não fale com ninguém que tenha menos que um cargo de gestão. Os subordinados são desinteressantes.

Como observamos, por incrível que pareça, muitas pessoas ainda pensam e agem assim.
Entretanto, cuidar da sua rede de relacionamentos é fundamental para todos os momentos de sua vida, não somente numa situação de desemprego.
Acredito que, se investir em seus contatos e cultivar bons relacionamentos sempre rendem mais do que indicações, renderão amizades. Pense nisso!


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Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br/

sábado, 25 de junho de 2011

A busca pelo ambiente perfeito



Impressões profissionais
por Débora Martins

Entrevista Rede Vida TV

Antes de qualquer colocação a grande pergunta é: Como fazer para desenvolver e manter um bom ambiente de trabalho?

Pois é, quando pensamos em ambiente de trabalho logo associamos a imagem de um escritório, ou seja, um ambiente confinado e carregado de estresse. Do tipo filme americano, sabe? Pessoas com roupas na cor cinza e sempre demonstrando cansaço e desconforto.

Mas, é preciso ter consciência da importância de conviver em harmonia em qualquer ambiente. Algumas pessoas, por exemplo, já se acostumaram a viver em ambientes pesados, carregados de energias negativas, onde um incomoda o outro o tempo todo, mas ninguém tem coragem de ser franco e de decidir aparar arestas.

Geralmente as pessoas vivem em conflito, mas falta coragem para por fim ao mesmo e mudar a situação. É chegar um dia no ambiente de trabalho e dizer: Pessoal a gente vai ter que se entender!

A boa notícia é que nos últimos anos muitas empresas, por meio de ações e programas motivacionais vêm investindo na criação de bons ambientes.
Algumas empresas criam salas de descompressão, gibiteca, salão de beleza, horta, sala de massagem e até sala do grito (com paredes anti-ruído).
Os colaboradores recebem bem estas idéias e se sentem satisfeitos.

Entretanto, cada colaborador pode fazer sua parte sem esperar que tais “mimos” aconteçam. Podem, por exemplo, trabalhar o seu próprio humor.
Cada indivíduo deve ter consciência de que seu estado de espírito influencia sim todas as pessoas que estão a sua volta. Gestos de gentileza e um vocabulário mais doce podem tornar tudo mais leve e prazeroso.

Já visitei empresas onde as pessoas usavam a expressão “roubou” o tempo todo: “Quem roubou minha caneta? gritava para seus colegas.
Cada “acusado” reagia de uma forma. Alguns ignoravam e outros se ofendiam.
O interessante é que cinco minutos depois a mesma pessoa que acusou os colegas encontrou a caneta caída no chão ao lado de sua mesa.Você acha que ela pediu desculpa? Enfim...

Criar um bom ambiente é, antes de tudo, uma opção individual. Basta querer.

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Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br/

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Aprenda a atender com empatia


Impressões profissionais
por Débora Martins


“A maior expressão de empatia é sermos compreensivos com alguém de quem não gostamos.”
- Mark W. Baker

O americano ai de cima escreveu o livro “Jesus, o Maior Psicólogo que já Existiu”. Formado em Psicologia e em Teologia, seus escritos abordam questões relacionadas às emoções, bem como a forma com que as pessoas convivem na atualidade.

Gosto dos seus livros, mas o que mais me chama a atenção é a forma simples de explicar o que é ser empático - “Ser empático é ser compreensivo”.

Mas será que existem empresas compreensivas?
Empresas são constituídas por pessoas, logo se estas estão disponíveis a conviver de forma harmoniosa, sim, é possível.

Quando conduzimos nosso atendimento de forma aberta, desinteressada e com foco no cliente, esta convivência torna-se muito mais satisfatória.

Mas na prática, o que é atender com empatia?

“Atender bem” é uma arte.
Quem atende precisa estar inteiramente entregue ao atendimento. É preciso estar preparado e ter boa disposição para se relacionar de forma profissional. Possuir repertório (mínimo) organizacional, aprender como funciona a estrutura da comunicação. E, os melhores métodos para persuadir o cliente. Sobretudo, saber cognitivamente qual a importância do cliente para a empresa. E, por meio de técnicas, se posicionar criando uma atmosfera positiva em qualquer situação.

Juntando tudo, podemos dizer que “atender com empatia” é algo que se aprende.


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quinta-feira, 23 de junho de 2011

Os otimistas vivem mais

Más notícias para os pessimistas. Segundo um novo estudo feito na Holanda, os otimistas vivem mais.
Ben Walsh, EUA.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Vida, amigos e opiniões divergentes

Impressões profissionais e pessoais
por Débora Martins

Eu disse - Você pode viver melhor, agora!
“Que quer dizer com isso?”, perguntou meu aluno, funcionário público da Escola Paulista de Medicina.

Ele foi agressivo. Poderíamos vociferar e começar ali mesmo uma discussão sobre valores e escolhas, mas fizemos exatamente o contrário.
Então expressei o que tinha em mente – A fisionomia deste aluno se iluminou. E por alguns instantes parou de duvidar e passou a escutar com atenção.

Por horas me permitiu falar sobre como vivo e faço as coisas de forma apaixonada. Expliquei sobre alguns métodos que utilizo para viver com mais coragem, agir com atitude e desvincular-me da negatividade. Enfim, viver em harmonia, viver em paz.

Não havia necessidade de provar nada, ali era um momento único de troca. Ele me escutava com todas as partes do corpo. Balançava a cabeça, movimentava os braços, movia os músculos da face, vez enquanto sorria e, dava pequenos passos em minha direção.

Eu, verborrágica, também parei para ouvi-lo atentamente.
Admirei-me. Pensava enquanto ouvia - Que pessoa rica, que ser humano interessante, que potencial!

Então, depois desse dia nos tornamos grandes amigos. Amigos mesmo, daqueles do tipo sanguíneo. Amizade sincera, aquela companhia agradável, que você respeita, escuta, aprende, troca e evolui junto.

Pois é, depois de algum tempo percebemos que passamos a maior parte de nossas vidas vivendo em função das outras pessoas. Querendo agradar, querendo provar que somos melhores, querendo ser quem não somos e assim não viemos.

Mas quando nos permitimos conhecer as opiniões dos outros, mesmo discordando é possível interagirmos com mais leveza, inclusive, aprendendo a respeitar seus próprios limites.

¶ Somos pessoas estranhas. Passamos a vida a fazer coisas que detestamos com o objetivo de ganharmos dinheiro para comprarmos coisas de que não necessitamos e, assim, impressionarmos pessoas que não nos agradam.
- (não lembro o nome do autor)

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terça-feira, 21 de junho de 2011

Saiba como melhorar seus treinamentos


Precisa de idéias? Olha que legal!
Há muitos anos os profissionais de RH e gestores de Vendas e Atendimento me pedem ajuda, material para criar cursos e palestras.
Bem, estes materiais já existem há muito tempo, são os cursos em CD-ROM.
Uma idéia prática e rápida. A solução de baixo custo para que você implemente seus próprios programas de treinamento. E mais, você poderá personalizá-los, pois todos os temas são editáveis, permitindo alterações no conteúdo de acordo com as suas necessidades.

Como diria Ciro Bottini: “Compre, compre, compre!”

Inclusive, o meu acervo completo com 10 cursos CD-ROM custa apenas R$ 350,00.
Promoção que vai até o dia 30/06, aproveite!

Conheça cada tema no site: http://www.atenderbem.com.br/v2/cursos_cdrom.php

Para adquirir é muito fácil, basta preencher o formulário no site ou enviar um e-mail para sac@atenderbem.com.br

Boas compras!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Boas novas

Olá Leitores!

Escrevo para contar as novidades.
Mas, antes de qualquer coisa quero agradecer o carinho que recebi nas cidades por onde passei nos últimos dias. Meu alô para Campinas, Santos e Jundiaí. Onde ministrei palestras e cursos para um público interessado e participativo. Aliás, foram experiências muito ricas. Com certeza irão perdurar em nossas mentes.

Agora começo uma nova etapa em minha carreira, dando enfoque especial para grandes projetos de Educação Corporativa e Andragogia. Programas de qualificação profissional em Qualidade de Atendimento e Vendas, sempre com um toque motivacional.

Inclusive, por este motivo, não realizarei mais eventos beneficentes; em entidades, clubes ou universidades. Meu compromisso social e altruísta não deixa de existir, porém ganha novos contornos, pois agora serei atuante junto a Secretaria de Bem Estar Social.

Portanto, para quem ainda não conhece meu trabalho pessoalmente, fica aqui o meu convite para uma contratação in company aí na sua empresa, em qualquer cidade do Brasil.

Por enquanto é só, mas fique ligado nos blogs e no boletim Atender Bem.

Um forte abraço,
Débora Martins

SHOW DE ATENDIMENTO E VENDAS - Palestra

Nas últimas décadas o mercado vem passando por profundas mudanças no que diz respeito a forma de lidar com os clientes e vender para consumidores cada vez mais exigentes e bem informadas.
Após vinte anos do Código de Defesa do Consumidor, dois grandes palestrantes, autoridades no assunto, se reúnem para debater e apresentar o que mudou na forma como as empresas se relacionam com seus clientes e vendem seus produtos e serviços.
Sendo assim, os Consultores Débora Martins (Atender Bem) e Rogerio Martins (Persona Consultoria e Eventos) criaram a palestra “Show de Atendimento e Vendas”.

A PALESTRA
Os principais assuntos deste programa inédito são:
- Os novos desafios empresariais – mudanças nas formas de fazer negócios
- Foco no foco do cliente – conhecer, entender e agir!
- Novos tempos exigem novo perfil para o profissional de vendas e atendimento
- As características do profissional de sucesso
- O novo modelo de vendas e atendimento consultivo
- Como preparar e desenvolver sua equipe de vendas/atendimento para obter resultados surpreendentes


PÚBLICO ALVO
Diretores e Gerentes, além de profissionais da equipe comercial e de atendimento

MINI CURRÍCULO DOS PALESTRANTES:
Débora Martins – Graduada em Jornalismo e Especialista no gerenciamento das relações entre empresas e clientes. Consultora e Palestrante, Sócia-Diretora na Atender Bem. Desenvolve programas de treinamento e palestras sobre atendimento a clientes, vendas e motivação. Participa como co-autora dos livros “Os trinta + em Atendimento e Vendas” e “Os trinta + em Motivação do Brasil”, colunista do Portal Administradores e autora de diversos artigos sobre os temas relacionados.

Rogerio Martins – Graduado em Psicologia e Pós-Graduação em Recursos Humanos e Psicodrama. Auto-Didata em Programação Neuro-Linguística. Professor Universitário, Escritor, Consultor e Palestrante sobre liderança, comportamento e motivação humana. Sócio-Diretor da Persona Consultoria & Eventos. Autor de diversos artigos sobre gestão humana e empresarial publicados em jornais, sites e revistas de todo o Brasil e Portugal e do Livro “Reflexões do Mundo Corporativo” – 2ª edição – Ed. Scortecci.

CONTRATE ESTA PALESTRA:
Tel. (11) 2645-4354 (Persona Consultoria)
Tel. (11) 2667-6032 (Atender Bem)
E-mail: contato@rogeriomartins.com.br
E-mail: contato@deboramartins.com.br
HotSite - www.atenderbem.com.br/marketing/showvendasatendimento.htm

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Qualidade do Atendimento no Brasil - Débora Martins em entrevista ao Programa Ponto de Contato da JustTV



Segundo pesquisa realizada nos EUA, as pessoas passam 80% de suas vidas se comunicando. Desse total, 16% são gastos lendo, 9% escrevendo, 30% falando e 45% ouvindo. Fato: as duas primeiras atividades são aprendidas na infância, na escola e, a terceira é ensinada nos primeiros anos de vida, em casa.
Agora, escutar ninguém ensina, embora no dia a dia das organizações seja uma atividade tão, ou mais, importante que as outras. Mas, será que as empresas brasileiras estão preparadas para escutar os clientes e atender suas necessidades?

Para saber mais sobre a qualidade de atendimento no Brasil assista (um trecho) da entrevista de Débora Martins ao Programa Ponto de Contato apresentado por Carlos Umberto Allegretti Diretor executivo da ABT – Associação Brasileira de Telesserviços.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

CINCO (FALSOS) MITOS SOBRE QUALIDADE NO ATENDIMENTO NO BRASIL


Impressões profissionais
por Débora Martins

1 - Os atendentes são "burros" e robotizados.
Algumas pessoas afirmam que os atendentes (atendimento telefônico ou pessoal) são pessoas com baixa estrutura cognitiva, que geralmente demonstram pouca sensibilidade e disposição para resolver problemas. Além de dificuldade para ouvir e compreender as necessidades dos clientes.
A realidade: São profissionais qualificados que lidam com uma carga enorme de responsabilidades e altos níveis de estresse. Muitas vezes podem apresentar uma postura robotizada por cansaço e falta de disposição devido à rotina da atividade. Vale ressaltar que a função exige do profissional muita energia e capacidade para gerenciar conflitos.

2 - Os clientes estão satisfeitos com o atendimento da maioria das empresas no Brasil.
Algumas pesquisas de satisfação encomendas por empresas, principalmente as do setor de Telecom, apontam para níveis crescentes de satisfação dos consumidores.
A realidade: Os consumidores brasileiros estão, sim, insatisfeitos. Ficam indignados, reclamam e agora aprenderam a buscar por seus direitos. Em breve aprenderão a boicotar as empresas que fornecem produtos e serviços de má qualidade, seguindo exemplos de países da União Européia.

3 - O atendimento pessoal é melhor do que o contato telefônico.
Muitos clientes acreditam que há diferença na forma com que as empresas atendem, sendo melhor o pessoal.
A realidade: O contato telefônico facilita em muitos casos a vida dos próprios clientes, evitando custos de deslocamento e desperdício de tempo. Há empresas que investem em ferramentas para fornecer atendimento rápido e com qualidade. Ambas as formas de atendimento devem satisfazer as necessidades do cliente. Entretanto, pode ser uma questão de preferência. Para os que preferem "olho no olho" nada substitui o contato humano.

4 - Os atendentes recebem treinamento constante sobre técnicas e aperfeiçoamento.
Algumas pessoas pensam que os atendentes nas empresas são treinados constantemente, que recebem apoio psicológico e contam com toda estrutura de trabalho adequado.
A realidade: Cabe a cada empresa investir e capacitar seus atendentes da forma que julgar adequada. Algumas empresas fornecem treinamento de capacitação, monitoramento de qualidade e criam campanhas para valorizar o profissional. Outras literalmente "jogam" a pessoa na linha de frente sem qualquer preparo prévio. No Brasil o investimento em treinamento dos atendentes ainda é considerado custo. Muitos gestores não perceberam a importância que este profissional tem em termos da própria segurança e imagem de suas empresas.

5 - É o departamento que recebe maior investimento nas empresas.
Na abordagem acima percebemos que a situação é bem diferente.
A realidade: As empresas investem em marketing e vendas. Divulgam e vendem, mas não há profissionais qualificados para fazer pós-venda, fornecer suporte e, posteriormente estreitar os vínculos por meio de ações de CRM com finalidade de fidelização.

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quarta-feira, 1 de junho de 2011

SUCESSO e FRACASSO



Impressões profissionais e pessoais  
por Débora Martins

Quando alguém tropeça e cai, todos olham. Alguns tentam ajudar, outros acham graça e, há aqueles que ficam parados sem fazer absolutamente nada. Neste vídeo minha dica é sobre SUCESSO e FRACASSO.
Aprendi, desde criança, que é importante “prestar atenção em quem está ganhando” como dizia minha mãe, ou seja, mantenha o foco.

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Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
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